Aldo Magno Personal Trainer

Aldo Magno Personal Trainer
Treinamento Personalizado Para Todos os Objetivos

sábado, 12 de dezembro de 2009

Estudos Associam Atividade Física à Maior Inteligênia




Exercícios físicos aeróbicos estão associados a uma melhor cognição (capacidade de o cérebro processar informações e cruzá-las, dando respostas a um estímulo) em jovens. É o que mostrou um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo (Suécia) com mais de 1 milhão de homens de 15 a 18 anos e publicado na última edição da "Proceedings of the National Academy of Sciences".

O condicionamento dos avaliados foi aferido por testes ergométricos. Aqueles que apresentavam melhores condições também se saíram melhor em testes de QI, especialmente nas áreas de compreensão verbal e pensamento lógico.

Para excluírem variáveis que pudessem influenciar os resultados, os pesquisadores consideraram o nível educacional dos pais e avaliaram as relações entre irmãos (gêmeos ou não).

"O mérito desse estudo é a informação de que os exercícios aeróbicos podem colocar a pessoa em outro patamar. Imagine se ela sai de um nível mais alto de cognição na juventude: essa reserva poderá adiar a manifestação das perdas cognitivas da terceira idade", afirma o neurologista Li Li Min, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Segundo Min, estudos com animais já apontaram que as atividades alteram a estrutura do cérebro e estimulam o desenvolvimento de novos neurônios, favorecendo a plasticidade cerebral (capacidade de o cérebro se adaptar a situações).

Pesquisas em andamento do Grupo de Neurofisiologia do Exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) também mostram que exercícios aeróbicos elevam os fatores neurotróficos (de crescimento dos neurônios). Isso provoca um aumento no número de neurônios e o contato entre essas células, facilitando a transmissão de informações.

"Não dá para dizer que o indivíduo fica mais inteligente, mas sim que há uma melhora na cognição. Do contrário, todos os atletas profissionais seriam um Einstein", pondera o neurofisiologista Ricardo Mário Arida, professor da Unifesp.

Para os pesquisadores, somente exercícios aeróbicos tiveram relação com melhores resultados em testes cognitivos porque provocam maior oxigenação do cérebro, causada por um melhor condicionamento cardiopulmonar. Atividades de força, como musculação, não demonstraram o mesmo efeito.

Eles também compararam os resultados dos testes ergométricos com as condições socioeconômicas desses homens na meia-idade. Os mais condicionados tiveram mais chances de ter um nível educacional mais alto e empregos melhores.

"Políticas públicas de atividades que melhorem o condicionamento cardiovascular não promovem só a saúde física mas também a saúde mental, cognitiva. O custo é baixíssimo e pode resultar em mais pessoas com melhor nível educacional, buscando profissões melhores", defende Min.
Professor Aldo Magno

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Diabetes Mellitus e Exercício Físico






Algumas vezes em nossa vida profissional, nós Educadores físicos nos deparamos com indivíduos que se encaixam hoje nos chamados "Grupos Especiais". Falo de idosos, hipertensos, cardíacos, diabéticos, pacientes com lesão na coluna vertebral, entre muitos outros. O trabalho com essas pessoas deve ser devidamente cuidadosos e bem planejado! Em um artigo que li na rede mundial, no site http://www.efdeportes.com/, falando justamente da atividade física para grupos especiais, mais precisamente para diabéticos, encontrei informações muito importantes para quem prescreve atividade física para esse grupo. Artigo segue abaixo:








Professor Aldo Magno

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Endereço Eletrônico do "Saúde em Movimento"

Queridos amigos, estou postando esse link de um site bem interessante. Muitos profissionais o utilizam para pesquisa e fonte de conhecimento. Neste site contém artigos, planilhas de avaliação, matérias relacionadas a todos os tipos de patologias, e muito mais! É uma ótima opção para quem gosta e estuda sobre os assuntos pertinentes à área.

Link: http://www.saudeemmovimento.com.br/

Aproveitem!!!

Abraços! Professor Aldo Magno.

Atividade Física na Terceira Idade


Atividade Física e Terceira Idade

Na atualidade vivemos uma realidade que há muito tempo atrás não se dava conta, o crescimento da população idosa em nosso país, sendo que em meados dos anos 80 a população acima dos 60 anos era de 6,1%, mas com o avanço da expectativa de vida do brasileiro, é previsto que no ano de 2025 a população idosa chegará a 12,2%.

Com estimativas assim buscam-se formas de auxiliar o aumento da longevidade, com meios para retardar o processo de envelhecimento, caracterizado por várias transformações progressivas e irreversíveis em função do tempo. Assim como profissionais de Educação Física, atuantes na área da saúde não devemos medir esforços na busca de um envelhecimento bem-sucedido, que pode ser caracterizado por um equilíbrio entre o envelhecimento biológico e psicológico.

O envelhecimento para muitos é visto como o fim da vida, onde a pessoa idosa não tem mais condições de realizar com firmeza as tarefas que sempre executou, mas pelo contrário, os idosos ainda têm muita vontade de viver, só lhes falta a oportunidade para isso, e através da atividade física essas pessoas podem mostrar ainda que são capazes de muito mais. Por isso, devemos trabalhar no objetivo de obter um melhor estilo e qualidade de vida aos idosos, e em posse do conhecimento acerca das atividades físicas inserir uma rotina de exercícios para essa população.

Como já foi dito o envelhecimento é marcado por um processo fisiológico irreversível, ou seja, após se iniciar o declínio dos sistemas fisiológicos no corpo não há como obter uma reversão dos mesmos, mas com a atividade física pode-se amenizar a velocidade com que se processam as modificações nos sistemas.

Com todos essas alterações as pessoas de mais idade sofrem bastante, ocorrendo ainda restrições quanto a sua capacidade de locomoção, o que pode implicar em quedas e dificuldades na realização de atividades da vida diária, levando a total incapacidade funcional.

Dessa forma, é de suma importância a prática física para que haja uma manutenção efetiva dos sistemas garantindo assim o bem estar e a qualidade de vida do idoso, vindo contribuir para um envelhecimento bem-sucedido e amenizando os efeitos mais severos dessa fase da vida.

Tem-se como benefício da atividade física a melhora do bem estar geral, a melhora da condição da saúde física e mais importante, a preservação da independência, lembrando que a atividade física é uma das intervenções mais eficientes quanto à melhora da qualidade de vida dos idosos, pois auxilia no controle das mudanças ocorridas pelo processo de envelhecimento, promovendo a independência e autonomia nas atividades do cotidiano.

Assim é importante conscientizar o idoso de que a atividade física é muito importante para seu cotidiano, pois colabora com sua saúde, agindo sobre o envelhecimento, e evitando muitas vezes a sua limitação funcional.




Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/colunas_mostra_artigo.asp?id=201



Professor Aldo Magno

Serviços de treinamento Personalizado!!!



  • Treinameto Físico com acompanhamento personalizado;

  • Avaliação Física;
  • Uso de métodos direcionados para melhoria do condicionameno físico em geral, força, resistência, coordenação, potência muscular e flexibilidade;
  • Acompanhamento para todas as idades;
  • Treinos para concursos públicos;

  • Horário marcado;


Tudo isso por um ótimo preço!!!


Qualquer dúvida, postar um comentário nesse blog!

Vale a Pena Investir em um Personal Trainer?


Pensando que ter um personal trainer é um luxo exclusivo das celebridades? Ledo engano. Pagando de 60 até 130 reais a hora (dependendo do currículo do profissional), você tem um especialista vigiando e, o melhor, corrigindo cada movimento seu.

Não sabe se vale a pena arcar com essa despesa? Claudia Zamberlan, fisiologista do exercício, da Body Check, lista as principais vantagens em ter um professor para chamar de seu.

- O personal é um incentivo e tanto para quem não gosta de malhar – pessoas desmotivadas se saem melhor malhando sob supervisão, do que sozinhas na academia. “O fator econômico e saber que há alguém aguardando você também diminui as faltas às aulas”, afirma Claudia.

- Esse profissional auxilia quem quer, além de emagrecer, desenvolver massa muscular ou se preparar para uma prova

- Você pode contratar um personal com especialização em atividade física para pessoas com problemas nas articulações, colunas etc. Dessa forma, você perde os quilos de deseja sem colocar sua saúde em risco

Claudia ressalta, apenas, que é preciso se certificar de que o profissional é graduado e tem experiência comprovada. Se for indicação de uma amiga, melhor ainda.

Abril.com.br



Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=6166

domingo, 6 de dezembro de 2009

Treinamento Funcional - A Novidade do Fitness


Queria postar esse texto, cujo foi retirado do blog do meu colega Professor Geraldo Filho, professor de ginástica, em que ele escreve sobre o Treinamento Funcional, uma nova modalidade que surge na área do treinamento físico.


O Treinamento Funcional não é uma novidade, afinal a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência. Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como Os doze trabalhos de Hércules. Na grécia antiga encontramos os jogos olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma antiga, entre os gladiadores.
Na atualidade o Treinamento Funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo-esquelético. Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.
Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.
VALÊNCIAS FÍSICAS DESSE TREINAMENTO
O treinamento funcional visa trabalhar as valências físicas de forma equilibrada, entre as valências físicas abordadas pelo método estão: - Equilíbrio - Força - Flexibilidade - Resistência - Coordenação - Velocidade



Professor Aldo Magno

Endereço do Blog da minha Turma da Especialização




Olá pessoal!

Quero postar aqui o endereço eletrônico do blog da minha turma da especialização. A disciplina "Didática Aplicada ao Ensino Superior" rendeu várias postagens de assuntos bem egais e interessantes! Acessem e confiram todo o conteúdo e criações dos alunos, assim como seus respectivos blogs!

Obrigado!!

Olha aí em baixo!

http://didaticacgunifoa.blogspot.com/

Artigos sobre temas relacionados à Educação Física

Endereço eletrônico do Professor Jeferson Vianna, onde estão relacionados muitos artigos relacionados à Educação Física, tais como artigos científicos sobre Fisiologia, Avaliação, Nutrição, Prescrição e Treinamento Personalizado. Você pode colocar seus dados e se inscrever para ter acesso a esses artigos. É uma ótima fonte de informação! Aproveitem!!!

Professor Aldo Magno

http://www.jvianna.com.br/

sábado, 5 de dezembro de 2009

Aldo Magno Personal Trainer



Olá! Abro esta página com uma pequena apresentação! Me chamo Aldo Magno, nasci na cidade de Parelhas - RN. Sou graduando em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na cidade Campina Grande - PB. No momento me encontro também como aluno do curso de Especialização em FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E TREINAMENTO PERSONALIZADO pela UNIFOA (Universidade de Volta Redonda - Fundação Oswaldo Aranha), Rio de Janeiro - RJ. Professor e Personal Trainer, atuo na área da Educação Física, mais especificamente como professor de Musculação. Espero que este blog venha suprir necessidades de pesquisa, mostrando conteúdos específicos da área, em forma de textos, artigos, fotos, vídeos, etc. Obrigado a todos pela visita! SEJAM BEM-VINDOS!!!